EM DESTAQUE

Gilvan Neves,
um dos expoentes da música nordestina.


CARUARU ,

CAPITAL DO FORRÓ E DAS ARTES!


Mestre Vitalino

ASPECTOS CULTURAIS DA CIDADE

Caruaru-PE, terra de mestre Vitalino, João Condé e tantos outros. É um celeiro de grandes nomes da cultura nordestina e tem o maior centro de artes figurativas das américas, o ALTO DO MOURA com seu artesanato. Agora, está se notabilizando pelo importante centro universitário que abriga, entidades de ensino superior como a ASCES, FAVIP, FAFICA, extensões da UPE e UFPE, todas oferecendo vários cursos, tornando-a um dos centros universitários de maior punjança na região, com um grande número de escolas de nível médio.
PREVISÃO DO TEMPO EM ALGUMAS CIDADES DE PE E ALGUMAS CAPITAIS DO NORDESTE

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

A cidade de Caruaru-PE, tem uma população hoje avaliada em cerca de 315 mil habitantes pelo censo 2010. Abriga um número razoável de indústrias de médio e pequeno portes. Porém, a força da economia industrial hoje, está atrelada à pequena indústria e à industria caseira, na maioria das vezes na informalidade, voltada, predominantemente, para a confecção com o jeans. A comercialização ocorre, em geral, nas feiras de sulancas que ocorrem em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, em Pernambuco. Conta, ainda, com importante centro de vendas na área automobilística, e de centros comerciais como o North Shopping Caruaru, Shopping Difusora, Polo Comercial, polo atacadista dos Guararapes e, ainda, os atacados Extra, Makro e Caruaru.
O município de Caruaru faz parte da Região de Desenvolvimento do Agreste Central, localizada na Mesorregião do Agreste Pernambucano. Com uma área de 10.117 km², a região abrange 10,22% do território estadual e é constituída por mais 25 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Cupira, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó, se fazendo polo comercial, industrial, educacional e de saúde dessa região. A ligação com outros estados é feita através de ônibus, ou avião partindo de Caruaru, através da NOAR empresa aérea regional de Caruaru, e de Recife-PE, distando 120km e auto pista duplicada.

FEIRAS LIVRES E ARTESANATO

Artesanato: Todos os tipos de artes manuais produzidas em Caruaru, que têm como matéria-prima barro, madeira, pedra, metal, palha, coco, cordas, couro, bordados, lã e latas, estão na Feira de Artesanato. O turista pode presenciar a produção dos trabalhos artesanais nos ateliês. O seu funcionamento é diário, até às 17h.
Feira da sulanca: É famosa pelas suas mais de 15 mil barracas de roupas e artigos diversos, produzidas por indústrias locais, da região e até mesmo importados. Em média, 60 mil pessoas circulam na feira, mantendo um volume de negócios bastante expressivo. O seu funcionamento é inusitado. A feira só abre às terças-feiras. Começa a ser montada por volta das 3:00h da manhã se prolongando até às 12:00h do mesmo dia.
Feira de Caruaru: Patrimônio imaterial do Brasil, é cantada em versos e prosas, por compositores locais e cantores diversos. É famosa no mundo inteiro. Vende-se de tudo: flores, panelas, calçados, roupas, raízes, ervas, discos, bicicletas animais, carnes, frutas, farinha e por aí vai. Disse o poeta Onildo Almeida:..."de tudo que ai no mundo, nela tem pra vendê". Hoje a feira carrega o nome do poeta Onildo Almeida.
ALTO DO MOURA.


Comunidade de poetas, ceramistas e oleiros, eleita pela UNESCO como o maior Centro de Artes Figurativas das Américas. Próxima do aeroporto local, o Alto do Moura concentra mais de 1.000 artesãos, que transformaram as suas casas em ateliês. Atualmente, as peças produzidas pelo Alto do Moura cruzam os oceanos mostrando aos povos a cultura e a arte dessa gente brasileira, o artesão nordestino de Caruaru.
O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO.

Aqui se brinca o maior e melhor São João do mundo, com todo respeito à cidade de Campina Grande-PB, que também tem um bom São João. Hoje, com sua estrutura de festa um pouco modificada, já não existindo as pallhoças e o São João das ruas, coisas que eram próprias do povo da localidade, fazendo com que o São de Caruaru fosse diferente dos demais. A festa está pontilhada por drilhas que se apresentam em grandes cortejos pelas principais avenidas, culminando sua apresentação no pátio de eventos, onde está concentrado o principal foco de animação do São João. Mesmo assim, uma festa para o turista não esquecer. É um ponto marcante dos folguedos, a apresentação das comidas gigantes, como a pamonha, o cuscuz o bolo e outras.. Atualmente, a prefeitura local está desenvolvendo gestão no sentido de resgatar o São João tradicional, com a apresentação de músicas tipicamente juninas e outras atrações.

Clima e temperatura do site Tempo.com - Clique em +inf nos quadros e veja a previsão para 14 dias

Tempo Caruaru
 
Tempo Recife
 
Tempo Triunfo
 

Se você gostou desta página,
faça o envio para um amigo!

ENVIAR

menu principal | comentários 


 

Coutinho, poesias e sonho-®-Todos os direitos reservados

Get a WMA Plug-in

Música: A volta da asa branca - Zé Dantas 

 

Volta topo da página

Tempo Petrolina
 
Tempo João Pessoa
 
Tempo Maceió
 
Tempo Natal
 
Tempo Aracaju
 
Tempo Pitimbu